O Grupo de Pesquisa e Extensão do Restaurante Universitário - GPERU surgiu em decorrência da abertura em 19 de abril de 2010 do Restaurante Universitário (RU) de Ondina “Manoel José de Carvalho” da UFBA. A Escola de Nutrição da UFBA (ENUFBA) deu todo um apoio técnico na área de nutrição no processo de implantação do RU; além de fomentar a criação do projeto de pesquisa e também de extensão envolvendo o Serviço de Alimentação estudantil da UFBA, abrindo as portas para o surgimento do GPERU.
O Grupo é constituído de dois projetos, sendo um de pesquisa - Apoio às políticas de Alimentação e Nutrição da UFBA, com ênfase nas atividades de pesquisa, e o segundo de extensão - Controle de qualidade e de processo produtivo das refeições produzidas e transportadas destinadas aos universitários da Universidade Federal da Bahia. Neste mais de 11 anos o GPERU vem se destacando por discutir, pesquisar e realizar ações de intervenções em diferentes temáticas que envolvem a alimentação coletiva.
Portanto, o objetivo do GPERU é o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão em torno da alimentação coletiva e da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, sendo o Restaurante Universitário o universo usado para este fim.
E neste contexto o Grupo desenvolve ações que articulam o tripé universitário - ensino, pesquisa e extensão, e abarcam questões relativas ao monitoramento da qualidade e adequação da alimentação servida ao público alvo, saúde do trabalhador, sustentabilidade e ações educativas. Desta forma, o GPERU contribui na formação de pessoas em nível de graduação e pós-graduação e para o fortalecimento da área de Alimentação Coletiva da Escola de Nutrição da UFBA.
O GPERU tem cadastro no grupo de Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - Lattes dp Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq, com acesso através do link: Equipe | Grupo de Pesquisa e Extensão do RU (ufba.br).