Controle de qualidade e de processo produtivo das refeições produzidas e transportadas destinadas aos universitários da Universidade Federal da Bahia

Descrição: 

A assistência estudantil é de vital importância para os alunos das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, tendo em vista que houve um aumento considerável de alunos economicamente carentes, que tiveram a oportunidade de acesso as IFES. O direito à alimentação é dos elementos norteadores da Assistência Estudantil e também é uma das premissas da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Foi neste cenário que foi reiniciada a alimentação estudantil na UFBA, com a inauguração do RU Ondina.

A forma de gestão adotada pela UFBA para gerenciar o Serviço de Alimentação Coletiva Estudantil (SACE-UFBA) foi a terceirização, com estabelecimento de contratos com empresas do ramo, na forma de administração de refeitório e transportada. Assim este estudo propõe controlar a qualidade do serviço de alimentação estudantil com o monitoramento das condições de produção e distribuição das refeições transportadas e produzidas destinadas a alimentação dos universitários da Universidade Federal da Bahia– UFBA, propondo para tanto, indicadores de avaliação que irão permear eixos de ações, e através deste realizar de forma contínua o monitoramento da produção e distribuição. Assim viabiliza-se a realização de diagnósticos, com os quais é possível propor ações de intervenção em curto, médio e longo prazo. Pretende-se ainda com este projeto apoiar o Núcleo de Segurança Alimentar (NUSA) da UFBA.

 
Categoria: 
Extensão